Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/03/2024

CBIC participa da coletiva de imprensa da FEICON

A Feira Internacional da Indústria da Construção (FEICON), maior feira de construção e arquitetura da América Latina, promoveu nesta terça-feira (26), sua coletiva de imprensa, destacando as tendências e inovações que moldarão o setor nos próximos anos. 

Com a presença de líderes do setor e jornalistas, o evento destacou a importância da sustentabilidade e da tecnologia como pilares fundamentais para o futuro da indústria da construção. 

O diretor da FEICON, Ivan Romão, abriu a coletiva enfatizando a importância do evento, de se adaptar às demandas do mercado e às preocupações ambientais. Ele ressaltou os esforços da feira para atingir novos recordes e as expectativas. “A nossa expectativa é de receber mais de 100 mil visitantes presentes. A gente tem um crescimento de mais de 30% em 2024 e mais de mil marcas. Esperamos que a FEICON de 2024 seja a maior de todos os tempos”, disse.  

Cássio Tucunduva, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), relatou a grande expectativa para a FEICON de 2024 e para o avanço e desenvolvimento do setor. “É uma expectativa muito grande para este ano, uma esperança de alcançar bons números”, pontuou.  

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), Reinaldo Pedro Correia, reforça as expectativas para o crescimento do setor da construção e do comércio. “É um orgulho para a entidade fazer parte da FEICON, me sinto honrado em participar. A gente espera um crescimento, apesar do número de obras ter crescido, as vendas ainda não avançaram”, destacou. 

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, reforçou a importância de eventos tão relevantes para a construção e para o Brasil, como a FEICON. “Acho que nós juntos aqui, fazemos, todos que estão na FEICON, nós fazemos e cumprimos uma missão importante para o Brasil, além da geração de emprego, é levar qualificações das reformas, da modificação sustentável desse meio ambiente. É uma sinergia estratégica, estar junto com a FEICON, nesse momento, liderar esse debate tão importante da construção, e tão rico em possibilidades”, pontuou. 

Correia destacou a mudança na indústria da construção no Brasil, a falta de mão de obra e o avanço da construção para a indústria 4.0. “Temos uma nova indústria no Brasil, estimulando aí a industrialização e temos uma carência de mão de obra absoluta no país, inclusive na Constituição. Isso vai nos modificar tremendamente nos próximos anos. A gente espera alcançar a indústria 4.0 da construção civil o mais rápido possível e ter com vocês essa transformação. Hoje, nós estamos vivendo um momento histórico e nada mais importante do que uma FEICON pós pandemia, com essa diversidade, com esse nível de conteúdo que nós vamos encontrar na FEICON junto também com o ENIC”, disse. 

O presidente da CBIC também destacou a relevância do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado na FEICON, e os temas que serão debatidos em sua 98ª edição.  “O ENIC é o congresso mais importante do calendário anual da construção. Sempre foi assim. É a 98ª edição, para vocês terem uma ideia. Então, desta vez, nós estamos inovando no formato, apostando na interface de diversos temas. Criamos seis trilhas temáticas interessantíssimas. Obviamente, vamos falar numa trilha sobre habitação, noutra sobre inovação e sustentabilidade, que é um tema do momento. Uma trilha só de segurança empresarial, mostrar os gargalos de discussões de quanto é difícil empreender no país. Nós temos outra trilha sobre negócios e economia. Vamos falar de infraestrutura, noutra trilha. Também falar sobre obras industriais e corporativas, que é um grande mercado. E, por fim, não menos importante, nós temos uma trilha de gente e gestão”, concluiu. 

Além disso, foram discutidos temas como a inovação do setor, a importância da capacitação profissional para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas no mercado da construção e a carência de mão de obra. 

A FEICON 2024 reafirmou seu compromisso em ser uma plataforma de inovação e networking para todos os profissionais e empresas envolvidas no setor da construção, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e o desenvolvimento de parcerias estratégicas. 

As inscrições para o 98ª ENIC estão abertas. Participe! 

O 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento ainda tem o patrocínio do Banco Oficial do ENIC e da FEICON, a Caixa Econômica Federal, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Mútua, Sebrae Nacional, Housi, Senior, Brain, Tecverde, Softplan, Construcode, TUYA, Mtrix, Brick Up, Informakon, Predialize, ConstructIn e Pasi.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Sicepot-PR
ASBRACO
APEOP-SP
Sinduscon-CE
Ademi – RJ
Sinduscon-BC
Ademi – ES
Sinduscon-PLA
Sinduscon-SE
Sinduscom-NH
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea