Logo da CBIC
13/06/2017

O Futuro da Minha Cidade leva a sociedade organizada de Caxias do Sul (RS) a pensar como será o município daqui a 20 anos

O projeto O Futuro da Minha Cidade alcança hoje mais um município do Sul do País. Nesta terça-feira (13/06) é a vez de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conhecer a iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e discutir a importância de planejar o futuro das cidades. Iniciado em 2015, o projeto desenvolvido pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional e patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal, já conquistou apaixonados por todas as regiões do País, que aderiram à iniciativa de serem protagonistas na gestão do futuro das suas cidades. A ação propõe um modelo de parceria entre a sociedade e a prefeitura do município para o desenvolvendo de soluções que melhorem a qualidade de vida da população para os próximos anos. Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon-Caxias), o evento reunirá lideranças e membros da comunidade caxiense a partir das 16h, no Hotel Intercity, em Caxias.

Nacionalmente desenvolvido pela CBIC, o projeto é localmente realizado pelos sindicatos associados à entidade. Segundo o ex-prefeito de Maringá (PR) e diretor presidente da Solução Consultoria, Silvio Barros, um dos palestrantes do evento, o objetivo é provocar a sociedade organizada a discutir e planejar o futuro das suas cidades. “São as empresas de construção que constroem as cidades, sejam obras públicas, privadas, sistema de infraestrutura, abastecimento, saneamento ou sistema viário, por isso a CBIC resolveu discutir isso: que cidades são essas que estamos construindo para o futuro? Como a sociedade gostaria que fosse e como a gente faz todos esses esforços convergirem, blindando o processo de descontinuidade quando mudam os prefeitos”, destaca Silvio Barros, justificando a iniciativa da CBIC, que atinge hoje 19 cidades. A lógica, segundo ele, é que o planejamento da cidade não seja do poder publico, mas da sociedade organizada, como ocorre há 20 anos em Maringá, modelo utilizado para a iniciativa. O município é destaque nacional nas áreas socioambiental, econômica, de responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão e resultados.

O evento de Caxias do Sul também contará com a participação da arquiteta e urbanista Laura Soares, fundadora do instituto A Cidade Precisa de Você, que apresentará sua experiência profissional com os espaços públicos e a importância dos mesmos para a qualidade de vida da população e da sustentabilidade. Recente iniciativa da Câmara dos Vereadores de São Paulo segue essa linha. De acordo com o Blog Caminhadas Urbanas – Espaços públicos, caminhadas e urbanidade, do jornal O Estado de S.Paulo, aguarda sanção da prefeitura do município o Estatuto do Pedestre, aprovado pela Câmara de Vereadores e que visa ajudar o gestor a tomar as decisões certas a respeito do pedestre e fazer com que órgãos que não se conversam a trabalhar juntos. A cidade terá uma legislação que envolverá todos os setores públicos pela mobilidade a pé. O pedestre será o centro, o foco, o receptor dos investimentos, esforços e ações. Clique aqui para mais informações.

Para participar do evento, cujas inscrições são gratuitas, o Sinduscon-Caxias sugeriu a doação de 1k de alimento não perecível que será repassado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024