Logo da CBIC
15/08/2017

Construção civil intensifica apoio à formação de grupos regionais de acompanhamento de normas técnicas

Para buscar o fortalecimento da participação do setor nos processos de normalização, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC está estimulando as entidades a criarem grupos regionais de acompanhamento e gestão de normas. O objetivo é unificar as análises dos estudos e melhorar a disseminação dos resultados no nível nacional.  O assunto foi tema da pauta da reunião, na última sexta-feira (11), do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas.

A iniciativa já era praticada em normas pontuais em algumas localidades como no Sinduscon-Rio e tem se intensificado com a formação de grupos permanentes como o exemplo de sucesso da região de Balneário de Camboriú (BC), sob a coordenação do Sinduscon-BC, e participação atuante da academia. Também em Salvador, coordenado pelo Sinduscon-BA, em parceria com o Senai Regional.

Como parte das iniciativas de fortalecimento do setor na elaboração e revisão de normas de interesse da indústria da construção, os integrantes do Grupo trataram também dos requisitos necessários e processos estabelecidos para a participação remota das entidades nas comissões de estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Estamos iniciando o acompanhamento das reuniões à distância. Ao iniciar o processo estamos conscientes que deverá ser gradual, o importante é começar”, disse o superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil – CB 002, Salvador Benevides, percussor das reuniões remotas dos Comitês.

Na Circular 072/2017 enviada às entidades, na última quarta-feira (09), a COMAT/CBIC ressalta que a possibilidade de participação à distância nas reuniões constitui um resultado alcançado pelo setor e “uma oportunidade de protagonismo e fortalecimento à sua organização”.

Na ocasião, Salvador Benevides fez ainda um balanço das normas de desempenho que serão revisadas em 2018 no âmbito do CB-02.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024