Logo da CBIC
21/08/2017

SINDUSCON e SECONCI promovem seminário sobre o Sinapi em Maringá

Maringá, no Paraná, recebeu no último dia 11 de agosto o “Seminário de Avaliação do Sistema de Referência de Preços Sinapi”. Realizado pelo Sinduscon-PR/NOR e Seconci-PR/NOR, o evento teve como objetivo mostrar em detalhes a revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) que é o sistema oficial para elaboração de orçamentos de obras públicas com recursos da União. O seminário reuniu, no auditório do Crea-PR, cerca de 130 pessoas, entre dirigentes de construtoras, orçamentistas de órgãos públicos, engenheiros e arquitetos, técnicos de órgãos fiscalizadores e contratantes de obras da União das 126 cidades que formam a base territorial do Sinduscon-PR/NOR. O seminário contou com apoio da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COP/CBIC), Caixa Econômica Federal, Crea-PR, Fiep e Amusep.

O Sinapi é referência para a elaboração de orçamentos de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e vem sendo utilizado cada vez mais nas licitações públicas. Sob gerenciamento da Caixa, o Sinapi vem sofrendo profundo processo de atualização, ampliando suas composições unitárias e detalhando cada uma delas para melhor compreensão dos orçamentistas e profissionais que o utilizam. O processo de revisão está em sua etapa final, com mais de 90% do trabalho concluído. O objetivo é assegurar a qualidade dos orçamentos das obras, promovendo o preço justo entre a concorrência.

Durante o seminário, o representante da CBIC, engenheiro civil Geraldo de Paula Eduardo, falou sobre o funcionamento do Sinapi e sobre a atualização que vem sendo feita no sistema. Geraldo é consultor da COP/CBIC e gestor do projeto de revisão do Sinapi pela CBIC. O arquiteto Mauro Fernando Martins de Castro, que é gerente executivo do Sinapi pela Caixa, e o engenheiro civil Alfredo Pedro Alcântara Junior, que é coordenador do Sinapi pela Caixa, também falaram com os presentes e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024