Logo da CBIC
10/08/2017

Seminário divulga revisão do Sinapi para empresários do setor de Cascavel (PR)

O Sinduscon-Paraná/Oeste promoveu nesta quinta-feira (10/08), na sede do sindicato, em Cascavel (PR), Seminário de Divulgação da Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Realizado pela Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC, com a correalização do Senai Nacional, e a parceria da Caixa Econômica Federal, o evento teve como objetivo discutir as atualizações do sistema capitaneadas pela instituição financeira. A tabela Sinapi é usada como referência para orçamento de obras públicas.

Em sua apresentação, o representante da CBIC no Grupo de Trabalho de Revisão do Sinapi e assessor técnico das áreas de Habitação e Saneamento da Apeop-SP, Geraldo de Paula Eduardo, destacou que o Sistema era conhecido como “colcha de retalhos”, uma vez que foi composto de um agrupamento de outros sistemas. “Ele não tinha critério, era hermético, fechado. Não havia nem a possibilidade de fazer críticas, pois não sabíamos as composições. Assim, a área técnica da CBIC constatou diferenças entre os estados, com valores diferentes por metro quadrado construído. Com isso, procuramos a Caixa e o governo para tentar mudar. Desde 2013, quando começou a revisão, estamos acompanhando todos os processos”, contou.

A Caixa e o IBGE são os responsáveis pela reformulação. Desde 2013, as entidades têm trabalhado para aferição de todos os processos de construção e também pelo levantamento de custos de insumos. Hoje já estão disponíveis 4.251 composições aferidas. “A aferição é uma das ações da atualização da tabela Sinapi. Ela também conta com publicação de fichas técnicas, atualização dos insumos e publicação de orçamentos de referência”, explicou Alfredo Pedro Junior, coordenador do Sinapi pela Caixa. De acordo com Fernando Martins Castro, gerente executivo do Sinapi pela Caixa, foi importante a instituição ter assumido o processo. “Como as informações são oriundas de outros órgãos, nós não tínhamos referências, parâmetros. Por isso, tivemos que construir um sistema nosso. Periodicamente, são feitas revisões e inseridas novas composições”, salientou.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024