CBIC HOJE | CBIC

CBIC HOJE

17/06/2014 :: Edição 5307

Copa do Mundo

Horário de funcionamento da CBIC durante os jogos da primeira fase da Copa do Mundo

O expediente da CBIC nos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerão nos dias 12, 17 e 23 de junho, será das 8h às 13h. Nos demais dias do campeonato (outras seleções), o expediente será normal.



Inovação

CBIC disponibiliza Caderno de Casos de Inovação na Construção no site da entidade

Está à disposição dos associados/interessados, no site da CBIC, o 2º Caderno de Casos de Inovação na Construção Civil. A publicação é resultado das ações do Programa Inovação Tecnológica (PIT) da CBIC, cujo objetivo é estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira. O programa é composto por nove projetos. Dentre eles, o que visa capacitar o setor da construção civil para uma maior efetividade na implementação de produtos, processos, práticas e métodos novos e significativamente melhorados. Este projeto, que está sendo coordenado pelo Sinduscon-BA, tem como objetivos específicos: coletar e divulgar casos de sucessos na adoção de práticas inovadoras nos níveis empresarial, gerencial e técnico, visando explicitar os potenciais ganhos decorrentes da inovação; catalogar e analisar cursos e treinamentos em gestão da inovação na construção civil e desenvolver programas específicos para atender necessidades não cobertas pelos cursos e treinamentos existentes; firmar parceria com indústrias e/ou associações de fabricantes de materiais e equipamentos para a capacitação técnica-operacional dos profissionais no uso de materiais e práticas inovadoras; sensibilizar e, eventualmente, capacitar empresários, projetistas, contratantes, incorporadores, fornecedores e formadores de opinião com a finalidade de valorizar a inovação na construção. Clique aqui para acessá-lo. 


DNCS

Edição 2014 do Dia Nacional da Construção Social será no dia 23 de agosto

A edição 2014 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) será realizada pela CBIC no dia 23 de agosto. O objetivo do evento é proporcionar aos trabalhadores do setor e seus familiares um dia de saúde, lazer e cidadania. No Distrito Federal, a ação social será realizada das 8h às 16h, no Sesi de Taguatinga, em parceria com o  Sinduscon-DF, Seconci-DF, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) e Sesi-DF. Este ano, o tema do DNCS é “Família: o alicerce de tudo o que se constrói na vida”. Além das novidades previstas para o DF, que são campeonato de dominó, show de talentos e oficina de maquiagem, os participantes locais poderão usufruir, gratuitamente, de atendimentos médicos e odontológicos, orientação nutricional, teste de acuidade visual, audiometria e tratamento com podólogo. A beleza poderá ser tratada com cortes de cabelos, design de sobrancelha, massagem e maquiagem com profissionais da Avon. Haverá, também, brinquedos para a criançada, sorteio de brindes, shows, café da manhã e almoço. O torneio de futebol tem presença garantida na programação. Nesta edição, o DNCS receberá 12 times, que serão selecionados de acordo com a classificação na 12ª Copa Sinduscon-DF de Futebol Society.
 


Projetos de Edificações

Edifícios federais novos deverão ter “A” de conservação energética

A Instrução Normativa nº 2, de 4 de junho de 2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, publicada no DOU do último dia 5, obriga os projetos de edificações públicas federais novas a serem desenvolvidos ou contratados visando à obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) Geral de Projeto classe “A”. Após a obtenção da Ence, a construção da nova edificação deverá ser executada ou contratada de forma a garantir a obtenção da Ence Geral da Edificação Construída classe “A”. Segundo a Instrução, as obras de retrofit devem ser contratadas visando à obtenção da Ence Parcial da Edificação Construída classe “A” para os sistemas individuais de iluminação e de condicionamento de ar, ressalvados os casos de inviabilidade técnica e econômica, devidamente justificados, devendo-se, nesse caso, atingir a maior classe de eficiência possível. Estão dispensadas da obtenção da Ence as edificações com até 500 m² de área construída ou cujo valor da obra seja inferior ao equivalente ao CUB Médio Brasil atualizado aplicado a uma edificação de 500 m². Clique aqui para acessar a íntegra da IN.
 


Pesquisa

Crédito Imobiliário soma maior  resultado para abril em 20 anos

Dados da Abecip revelam que o volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis com recursos da caderneta de poupança alcançou R$ 9,2 bilhões em abril. Segundo a Associação, esse foi o melhor resultado para um mês de abril nos últimos 20 anos. Comparado ao mesmo período de 2013, houve um crescimento de 10%. Em relação a março, observou-se alta de 11%. No acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, foram financiados R$ 34,4 bilhões para aquisição e construção de imóveis, 20% a mais que em igual período do ano passado. Em abril, foram financiadas aquisições e construções de 43,7 mil imóveis, com crescimento de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparado a março, a alta foi de 16%. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram financiados mais de 167 mil imóveis, volume 16% maior que em igual período de 2013. Com informações da Obra 24 horas.
 


Prêmio

Inscrições abertas para o 3º Prêmio Seconci-SP

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Seconci-SP, em parceria com o Sinduscon-SP, que vai contemplar os melhores cases desenvolvidos na área de saúde e segurança do trabalho, além de destacar as práticas bem-sucedidas implantadas em canteiros de obras. Dividida em três categorias (Controle de Perigos e Riscos no Canteiro – trabalhos em prol da segurança dos trabalhadores; Controle da Saúde no Canteiro – práticas exemplares de manutenção da saúde coletiva dos trabalhadores, e Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra – ações para minimizar os transtornos causados na vizinhança, a premiação ocorrerá no dia 12 de novembro de 2014, no Teatro Geo, do Complexo Ohtake Cultural. Mais informações no site www.premioseconci-sp.com.br.


Curso

Sinduscon-PR promove curso sobre Orçamento de Obras em julho

O Sinduscon-PR realiza nos dias 25 e 26 de julho, na sede do Sindicato, em Curitiba, o curso Orçamento de Obras. O objetivo é desenvolver as técnicas de elaboração de estimativas detalhadas de custos e do processo de orçamento de obras de construção civil praticadas pelos participantes. Mais informações pelo telefone (41) 3079-5909.

Cbic