Logo da CBIC
23/08/2017

Comissão da Indústria Imobiliária discute com a caixa mudanças no crédito imobiliário

A redução no valor dos financiamentos à pessoa física na aquisição da casa própria foi o tema dominante na reunião de Acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), realizada pela Comissão da Indústria Imobiliária(CII) da CBIC, com os representantes da Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (23/08). Na semana passada, o governo federal anunciou uma redução do percentual máximo a ser financiado pela Caixa em relação ao valor do imóvel. De uma forma geral, a redução foi de dez pontos percentuais. No caso de financiamento pela tabela SAC (opção que amortiza a dívida e reduz o valor das prestações ao longo dos anos), que é a mais utilizada pela instituição pública, a Caixa reduziu o índice de 90% para 80%. O superintendente Nacional da Caixa, Daurim Goulart Duarte, explicou que a decisão de diminuir a participação da entidade teve que ser tomada para atender ao Acordo de Basiléia.

Durante a reunião com a Caixa, foram apresentadas ainda algumas sugestões para tentar minimizar os impactos, principalmente em função da existência de vários projetos em processo de análise e aprovação. Foi esclarecido que, para os créditos aprovados até 11 de agosto, há o prazo de 180 dias para contratar com as regras antigas, e que a Caixa está estudando a possibilidade de estender um pouco mais o prazo de transição.

Os integrantes do Grupo de Acompanhamento do Minha Casa, Minha Vida solicitaram ainda uma posição com relação à inclusão do pro soluto na minuta de contrato da Caixa, que é um pleito antigo do setor e vem sendo discutido há algum tempo. Os empresários lembraram que o pro soluto deverá subir, com a redução no valor a ser financiado. A Caixa informou que o assunto ainda está em estudo, por envolver algumas questões jurídicas de difícil solução.

A Caixa apresentou também as melhorias operacionais implementadas, a partir das reuniões do Grupo de Trabalho formado para discutir assuntos específicos decorrentes dessas reuniões de acompanhamento, tais como: pagamento de parcelas na data de aniversário do contrato, a possibilidade de alteração de dados cadastrais pelos correspondentes bancários e a criação de um canal de diálogo com o setor, pelo sistema “De Olho na “qualidade”: [email protected]

COMPARTILHE!